Após esse primeiro passo, vem o 2º passo, como vou perder peso? Que dieta fazer?
Atualmente a internet oferece muitas opções, algumas de qualidade e outras sem qualidade nenhuma, então você precisa pensar para fazer realmente a coisa certa para você....
Então vamos clarear mais ainda os pensamentos....
Já se pesou? Quantos quilos você quer perder no total? Houve alguma época na sua vida em que você teve um peso ideal? Quanto era?
Quanto a se pesar, procure uma balança que você possa se pesar ao menos uma vez por semana, o ideal que seja sempre a mesma balança. O peso ideal varia com o sexo e a idade. Você pode consultar um aplicativo, ele vai te oferecer um resultado, você pode discordar, mas os valores são os melhores para você, tecnicamente falando, porém faça seu próprio julgamento e chegue a uma conclusão sobre o peso que quer ter.
Feito isso, vem a 2ª pergunta, como quero fazer essa mudança na minha vida?
Pela minha experiência pessoal e profissional, aprendi que perdas de peso demoradas são os maiores motivos para se abandonar uma dieta, então sugiro que comece a pensar numa perda de peso mais rápida, pelo menos no começo. Isso vai te deixar motivada e com força para seguir em frente....
Se livrar de excessos é sempre bom, ainda mais quando eles te prejudicam!!! Onde vai, tem que arrastar esse peso a mais.... Você vai mudar isso!!!!
Existem várias modalidades de dietas, as cetogênicas, as low carb, as paleo, essas levam em consideração a ingestão de açúcares e carboidratos, a perda de peso é na maioria dos casos mais rápida. Existe também as que se baseiam em ingestão de calorias, nessas a perda de peso é mais lenta.
Na minha opinião as dietas que restringem açúcares e carboidratos são mais efetivas, a perda de peso é mais rápida e com isso a motivação é maior, ainda e talvez o mais importante, a manutenção do peso ideal é mais efetiva. Testemunhei isso na minha própria vida e na vida de várias pacientes. Agora pense sobre isso.
E a atividade física/treino é importante? Sabemos que é, mas se você não faz espere um pouco para começar, se já faz pode continuar. Se você não tem o hábito do treino, é outra coisa que precisará mudar, só que nesse momento o mais importante deve ser seu peso ideal. Pense numa atividade, nem que seja leve, para iniciar, ao menos caminhada.
Você também precisa fazer exames de sangue antes de iniciar qualquer dieta que seja, para se prevenir e/ou tratar problemas de saúde que possam existir. É o exame bioquímico de sangue: hemograma, glicose, dosagem de insulina, lipidograma, hepatograma, uréia , creatinina, ácido úrico, TSH, T3 e T4. Bom fazer urina também o EAS.
Comentários